Contador em Dourados: você precisa de um?

contador-em-dourados-voce-precisa-de-um

A contratação de um contador em Dourados, como em todo o Brasil, não é obrigatória pela legislação, muito embora sua presença seja necessária para manter em ordem a documentação e a contabilidade de qualquer empresa.

É importante, para o empresário, ter em mente que obrigações tributárias não cumpridas estão sujeitas a sanções legais, principalmente com multas que podem se tornar impagáveis.

Dessa forma, a presença de um contador para orientar e cumprir com todas as obrigações é uma medida preventiva, além de o profissional de contabilidade também ser uma parte estratégica para a integração da empresa com o mercado.

O contador tem conhecimentos específicos e necessários

Muitos empresários de pequeno porte são levados a crer que podem cuidar de seus próprios negócios sem a presença de um contador. No entanto, essa pode ser uma decisão errada.

Mesmo na contabilidade de pequenas empresas, é necessário ter conhecimentos específicos para que a empresa possa funcionar corretamente. Dificilmente o empresário poderia lidar com a contabilidade e com todas as obrigações exigidas pelos órgãos do governo, já que precisa dar andamento às atividades da própria empresa.

Quais são as responsabilidades do contador

O contador em Dourados, além de orientar o empresário sobre o cumprimento das obrigações durante as atividades normais da empresa, mantém outras responsabilidades que, no decorrer do tempo, vêm aumentando.

Entendemos que o mercado mudou radicalmente e, para o empresário, é necessário entender essas mudanças e a elas se adaptar se quiser sobreviver e, para isso, vai precisar da figura do contador.

Uma empresa, seja de que tamanho for, precisa ter um profissional com as competências para manter sob controle todo o processo burocrático, podendo, dessa forma, orientar o empresário com relação a novas estratégias financeiras, principalmente as que envolvem o planejamento tributário. Além de apresentar um negócio eficiente do ponto de vista fiscal, o contador em Dourados pode se integrar ao sistema de gestão da empresa.

O contador, com seus conhecimentos, pode participar desde a definição de preços, com propostas de melhorar a margem de lucro, até intervir em processos decisórios da empresa, aproveitando seus conhecimentos e sua capacidade de análise das condições financeiras do empreendimento.

Quais são as funções do contador

Quando o empresário deixa de lado a contabilidade, está adentrando um terreno bastante perigoso, que pode ser tornar um obstáculo à eficiência de seu negócio. O contador, além de suas responsabilidades, também possui funções essenciais, conduzindo a área fiscal, trabalhista, previdenciária e tributária da empresa.

O papel do contador em Dourados, dentro da empresa, contudo, pode ir muito além dessas funções. Conhecendo a situação da empresa, o contador pode identificar investimentos mais rentáveis e mais seguros, oferecendo ao empresário meios para garantir a rentabilidade da empresa.

O contador é a segurança da empresa

A contabilidade é estratégia para a empresa e as obrigações mais comuns, para o contador, são o lançamento e o detalhamento de todas as operações relacionadas às atividades da empresa.

O contador também pode cuidar da gestão econômica da organização, uma vez que tem o conhecimento dos resultados, dos impostos necessários e da orientação para a tomada de decisões com relação às movimentações financeiras. O contador, hoje, vê-se na condição de assumir uma parte da responsabilidade pelas informações divulgadas pela empresa.

Assim, por exemplo, um empresário que não tem um contador para orienta-lo, pode incorrer em fraudes ou mesmo em transações operacionais que o levem a ter grandes prejuízos.

O papel do contador também é o de oferecer maior segurança para o empresário, conhecendo a legislação e orientando para que a empresa não cometa erros, fraudes ou condições que podem ser consideradas como dolo.

O contador em Dourados tem o papel de conduzir fielmente a empresa pelos trâmites burocráticos, mantendo práticas saudáveis de registros e garantindo que a empresa tenha provas suficientes para se livrar de possíveis processos ou multas geradas pelos órgãos fiscalizadores.

O contador e a transparência empresarial

Quando a contabilidade é transparente, a empresa está demonstrando seu comprometimento com a lei, registrando todos os seus fatos acompanhados da devida documentação.

O contador é o principal responsável por essa transparência, evitando que a empresa possa incorrer em crimes fiscais, que podem ocasionar, inclusive, a indisponibilidade dos bens dos sócios e administradores, além do pagamento de pesadas multas.

Diante desses fatos, você já consegue saber se precisa de um contador em Dourados?