Vantagens de uma Pessoa Jurídica para Dentistas

vantagens-de-uma-pessoa-juridica-para-dentistas

Grande parte dos profissionais autônomos está buscando meios de estruturar sua atividade, legalizando-a através de uma empresa. Essa situação é decorrente da alta carga tributária brasileira, que sempre gera receio, uma vez que leva boa parte dos rendimentos. Com isso, é interessante conhecer as vantagens de uma Pessoa Jurídica para dentistas.

Um profissional de odontologia, recém-formado, sempre pensa na melhor forma de trabalhar. Qual a forma que pode trazer melhores condições e qual o regime tributário mais conveniente?

Pessoa Jurídica para dentistas: como fazer um planejamento tributário?

A primeira coisa a fazer, antes de tomar a decisão sobre a forma de trabalhar, é montar um planejamento tributário, sabendo quais as contribuições devem ser recolhidas e quanto isso vai custar, seja como autônomo ou como empresa.
Qualquer decisão errada nesse momento pode trazer prejuízos ao longo do tempo. Embora não inviabilize o negócio, vai deixar o dentista com um rendimento menor e isso pode prejudicar seus projetos.

Por isso, é importante que o dentista escolha o melhor meio de legalizar seu trabalho, utilizando o apoio de uma assessoria contábil especializada, que possa auxiliar com um bom planejamento tributário para seu consultório.

O dentista como profissional autônomo

Como profissional autônomo, o dentista deve estar regularizado junto à Receita Federal, mantendo suas obrigações fiscais em dia e utilizando, para recolhimento, a tabela de Imposto de Renda Pessoa Física.

Para manter em dia seus lançamentos, é preciso ter um Livro Caixa atualizado, lançando todas as despesas dedutíveis referentes à sua atividade, reduzindo o lucro tributável.

Nesse caso, é preciso considerar as despesas de folha de pagamento, aluguel, contas de energia, água, telefone e internet, além dos materiais usados na odontologia e na administração.

O imposto a ser recolhido deve ser calculado sobre o faturamento do período, reduzindo os custos e apurando o lucro a ser tributado.

Implantando uma Pessoa Jurídica para dentistas

Se escolher abrir uma Pessoa Jurídica, o profissional deverá escolher entre os regimes tributários disponíveis, dentro do seu ramo de atividade.

São três os tipos de regime tributário existentes: o Lucro Real, o Lucro Presumido e o Simples Nacional.

Lucro Real

No Lucro Real, normalmente a tributação é maior, já que se trata de um sistema que atende empresas de maior porte, não sendo tão viável para um consultório odontológico. É preciso, além do mais, registrar em contabilidade tudo o que ocorre no consultório e apresentar uma série de obrigações acessórias.

Lucro Presumido

Diversos dentistas estabelecidos com Pessoa Jurídica escolhem o Lucro Presumido. Nesse regime tributário, existe um percentual de tributação sobre o faturamento. No entanto, ao optar pelo Lucro Presumido, é necessário recolher o INSS patronal sobre o valor bruto da folha de pagamento, o que pode tornar o sistema mais caro.

Simples Nacional

Desde 2014, o profissional de odontologia pode trabalhar com CNPJ utilizando o Simples Nacional. Nesse caso, os impostos são recolhidos através de um percentual sobre o faturamento, reunindo todos os impostos, inclusive o INSS que, através do Simples, é mais vantajoso do que no Lucro Presumido.

Com o Simples Nacional, o dentista não fica obrigado a manter todos os registros contábeis de sua atividade, muito embora seja aconselhável acompanhar todas as entradas e saídas para entender melhor como está a situação do consultório.

A Pessoa Jurídica para dentistas através do Simples Nacional pode ser a melhor opção. Contudo, sempre é preciso ter o apoio de um contador especializado, que possa orientar com relação às exigências fiscais e garantir que o profissional esteja recolhendo os impostos como deve, mantendo a regularidade de sua atividade profissional.
É necessário levar em consideração que a escolha de um regime tributário não pode ser feita aleatoriamente: com um bom planejamento tributário o dentista terá a melhor escolha, pagando menos impostos e mantendo sua legalidade.

Contar com um profissional especializado irá permitir que a Pessoa Jurídica para dentistas ofereça maior segurança para a carreira profissional e menores riscos para a empresa.